Saúde do Trabalhador encerra ciclo de treinamentos de 2023 com mais de 110 servidores capacitados
Com resultados satisfatórios, o Setor de Saúde do Trabalhador da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), encerrou o ciclo de treinamentos de 2023. Ao total, foram 15 dias de treinamento e sete turmas formadas, distribuídos entre os meses de abril a novembro deste ano. No total, 111 servidores foram capacitados ao longo do ano.
Nos câmpus de Campina Grande (I) e Lagoa Seca (II), o encerramento do curso aconteceu nesta terça-feira (21). Esta atividade realizada foi referente ao curso básico de combate a princípio de incêndio, curso da brigada de incêndio e primeiros socorros, e treinamento da NR 35 destinado para o trabalho em altura. O treinamento intitulado “Brigada de incêndio” teve como objetivo capacitar pessoas para atuarem de forma eficiente e segura no combate a princípios de incêndio e na evacuação de ambientes em situações de emergência.
O curso foi realizado em cumprimento às exigências das Normativas do Corpo de Bombeiros do Estado da Paraíba e da NBR 14276/2020. De acordo com as referidas normas, cada edificação deve possuir um número determinado de funcionários treinados para compor a Brigada. Diante disso, todas as edificações dos câmpus I e II contam com número mínimo de brigadistas preparados para realizar essas ações.
Já o curso de Primeiros Socorros teve como objetivo capacitar pessoas a lidar com situações de emergência e prestar assistência inicial a indivíduos feridos ou doentes, antes da chegada de profissionais de saúde. O NR 35 visa prevenir acidentes e garantir a segurança dos trabalhadores que desempenham atividades em altura. É crucial que tanto empregadores quanto trabalhadores estejam cientes das normas e procedimentos estabelecidos pela norma para garantir um ambiente de trabalho seguro e em conformidade com a legislação.
Segundo a equipe da PROGEP, todos os cursos contemplaram teoria e prática, proporcionando aos participantes as habilidades e conhecimentos necessários para responderem eficazmente a diferentes cenários de emergência. Todos os treinamentos foram ministrados pelos próprios servidores do Setor Saúde do Trabalhador, entre eles Luanna Batista Azevedo Santos, que é técnica de Enfermagem enfermeira do Trabalho; Valdenier José da Costa Silva, técnico de Segurança do Trabalho e bombeiro civil, além de instrutor da NR 35; Danielle Ginuino Correia, técnica de Segurança do Trabalho e engenheira de Segurança do Trabalho.
Texto: Severino Lopes
Foto: Divulgação