Competências

O que fazemos? 

  • Atuar nos três níveis de atenção de saúde e segurança do trabalho: prevenção, promoção e reabilitação;
  • Sensibilizar os segmentos que compõem a Instituição para prevenção de acidentes e de doenças ocupacionais;
  • Organizar, juntamente com o setor saúde do Trabalhador da PROGEP,  cursos, treinamentos e campanhas necessários para promover a saúde e segurança do trabalho, dos segmentos dessa Instituição;
  • Acompanhar, juntamente com o setor saúde do Trabalhador da PROGEP, o registro dos acidentes de trabalho e promover ações preventivas;
  • Analisar, juntamente com o setor saúde do Trabalhador da PROGEP, causas, circunstâncias e conseqüências de acidentes e de doenças ocupacionais, em conjunto com o setor envolvido, acompanhando a execução das medidas corretivas;
  • Requerer, em caráter especial e de urgência, a abertura de sindicância para apurar causas de acidentes, danos ou agravos à saúde dos segmentos dessa Instituição;
  • Promover a divulgação e zelar pela observância das normas vigentes relacionadas de saúde e segurança do trabalho, bem como de regulamentos ou instrumentos de serviço relacionados à Saúde do trabalhador, emitidos pela Instituição;
  • Realizar por iniciativa própria, da Equipe Multiprofissional, Interdisciplinar e Intersetorial ou quando houver denuncia de risco, inspeções em conjunto com o Setor Saúde do Trabalhador da PROGEP, nas dependências da Instituição, dando conhecimento dos riscos encontrados e propondo as medidas de intervenção cabíveis à administração superior;
  • Solicitar, quando necessário, do Setor Saúde do Trabalhador da PROGEP, perícias, inspeções e visitas técnicas decorrentes de processos administrativos que versem sobre questões relacionadas à saúde do trabalhador;
  • Solicitar da administração superior e ao Setor Saúde do Trabalhador da PROGEP, com base em laudo técnico pericial, a implantação imediata de medidas preventivas e até a interdição de locais considerados inadequados ao trabalho dos segmentos dessa Instituição;
  • Acompanhar os programas de saúde do trabalhador como: PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais), PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional), LTCAT (Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho), dentre outros;