Ações Realizadas

  • Participação na elaboração e monitoramento do Plano de Contingência da Instituição;
  • Composição no Comitê de Contingência e Crise Covid-19;
  • Realização anual da  Campanha Abril Verde – campanha que busca alertar sobre os riscos de saúde e prevenção de acidentes de trabalho.
  • Participação  junto a órgãos e instituições públicas e privadas de Campina Grande, como o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), o Centro Regional de Reabilitação e Assistência em Saúde do Trabalhador (Cerast), Ministério Público do Trabalho, além de universidades que, juntas, promovem uma caminhada anual, panfletagem educativas e outras ações de prevenção a acidentes de trabalho e promoção a saúde.
  • Realização do Seminário “Gestão dos Riscos Ambientais: os riscos químicos nos laboratórios da UEPB”.
    • O seminário foi pensado com o objetivo de fazer uma avaliação sobre a gestão dos riscos químicos na UEPB. O evento foi aberto com a mesa redonda ”Riscos Ambientais: riscos químicos nos bastidores”, que teve como palestrante a professora Maria Betânia Gama dos Santos, engenheira de Segurança do Trabalho e professora da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).
    • Falando para técnicos laboratoriais, a especialista abordou alguns aspectos referentes a gerenciamento dos riscos e as medidas que devem ser adotadas para evitar acidentes. Conforme pedido da CIAST, os representantes dos laboratórios em funcionamento nos câmpus da Instituição, presentes no evento, apresentaram um relatório contendo informações sobre a situação dos equipamentos.
    • Apartir desse seminário foi criado um GT dos Riscos químicos da UEPB, o qual usou esses relatórios para gerar um documento padrão que contem normas e recomendações para os laboratórios da UEPB.
  • Realização do evento “ Saúde em movimento” – Foram realizadas atividades desenvolvidas por projetos e programas da UEPB, como o Laboratório Itinerante (LABIT), programa de extensão que envolve vários projetos oriundos dos cursos de Enfermagem, Odontologia, Serviço Social, Farmácia, Fisioterapia e Educação Física; e o Núcleo de Educação e Atenção em Saúde (NEAS), entre outros. Além das ações de saúde, aconteceram atividades culturais, desenvolvidas por músicos do Centro Artístico-Cultural da UEPB, e recitação de poesia pelo cordelista Josenildo Maria Lima.
    • Os servidores atendidos puderam fazer teste de monitoramento da frequência cardíaca, controle da pressão arterial, teste de glicemia capilar, verificação do índice de massa corpórea, além de receberem orientação para acompanhamento nutricional. Também foram realizados teste de força muscular para coluna e mãos, orientações posturais e massagens.
  • Realização do 2° Seminário de Saúde do Trabalhador da UEPB com tema- “Assédio Moral no Setor Público: perspectivas e desafios”, que contou com a participação dos professores Edmundo Gaudêncio e Flávio Romero Guimarães, além de representantes da Associação de Docentes (ADUEPB) e do Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior (SINTESPB);
  • Realização do 1° Seminário de Saúde do Trabalhador da UEPB com as mesas redondas que tiveram os seguintes temas:  “Crise do capital, precarização do trabalho e os impactos na saúde no serviço público: perspectivas e desafios” e “Assédio moral nas relações cotidianas de trabalho”, compostas por docentes e técnicos administrativos da UEPB, Procuradoria do Ministério Público do Trabalho, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego e representantes de sindicatos;