CIAST

CIAST

Com. Interdisciplinar de Atenção Integral a Saúde e Segurança do Trabalho

Composição

 

Representação Reitoria:

Cláudia Holanda Moreira: Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Estadual da Paraíba (1994) e Mestrado interdisciplinar em saúde pela Universidade Estadual da Paraíba (2003). Atualmente é docente do curso de Fisioterapia da Universidade Estadual da Paraíba. Tem experiência na área de Fisioterapia autuando principalmente nas seguintes áreas: Saúde Coletiva, Ergonomia e saúde do Trabalhador.
Joselma Vilma Morais Ferreira Lacerda: Graduação em Administração Pública pela Universidade Estadual da Paraíba (2015). Graduação em DIREITO pela Universidade Estadual da Paraíba – UEPB (1998). Especialização em Meios Consensuais de Solução de Conflitos pela Universidade Estadual da Paraíba (2019). Especialização em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pelo Centro Universitário de João Pessoa (2011); Curso Técnico em segurança do trabalho pelo Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba (2001); Técnica de Segurança do Trabalho da Universidade Estadual da Paraíba. Mediadora e Conciliadora Judicial Advogada com atuação nas áreas cível e previdenciária. Experiência na área do Direito aplicado à segurança e saúde do trabalhador, assim como na área técnica em segurança do trabalho com ênfase em ações gerenciais de prevenção de acidentes de trabalho na Indústria da Construção Civil; programas e projetos intersetoriais voltados para promoção da Saúde e Segurança dos servidores públicos
Maria de Fátima Nascimento Sousa: Engenheira química, Licenciada em química, Engenheira de Segurança do Trabalho. Possui mestrado em Engenharia Civil, área: recursos hídricos sub-área Saneamento ambiental(Campina Grande) pela Universidade Federal da Paraíba(1998). Atualmente é professora da Universidade Estadual da Paraíba, exercendo o cargo de Coordenadora Geral de Estágios e Programas Acadêmicos da Pró – Reitoria de Graduação. Tem experiência na área de químimica, atuando principalmente nos seguintes temas: fabricação de domissanitários, cosméticos à base de palma, cactácea do semi-árido, abastecimento público, água.

 

Representação Docente:

Ana Paula Araújo Almeida: Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Estadual da Paraíba (2007), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Campina Grande (2010) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Campina Grande (2014). Atualmente é professor efetivo da Universidade Estadual da Paraíba. Tem experiência na área de catalise, meio ambiente e tratamento de água, atuando principalmente nos seguintes temas: adsorção, síntese e caracterização de peneiras moleculares, desenvolvimento de sistemas de potabilização de água e aproveitamento de resíduos para desenvolvimento de compósitos. Atuando ainda na área de saúde e segurança do trabalhador e nos laboratórios de química.
Josefa Josete da Silva Santos: Mestre em Enfermagem Fundamental pela USP (1991). Especialista em Enfermagem Médico Cirúrgica pela Escola Paulista de Medicina, SP (1984) Atualmente Docente do Departamento de Enfermagem na Uepb. Lecionando a disciplina Processo de Cuidar II. Pesquisa na área de Saúde do Adulto e Sistematização do Processo de Cuidar.
Valéria Morais da Silveira Sousa: Mestre em Psicologia da Saúde, Especialista em Gestão de Pessoas. Psicóloga com atuação na Psicologia Organizacional e do Trabalho e Psicologia Clínica e Ensino superior. Principais interesses em pesquisa: saúde do trabalhador, saúde mental e trabalho, gestão de pessoas.

 

 

Representação dos Técnicos Administrativos:
Helimarcos Nunes Pereira: Técnico Administrativo da Universidade Estadual da Paraíba-UEPB. Doutorando em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Pernambuco. Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Estadual da Paraíba. Especialista em Farmacologia Clínica pela DNA-FIP. Farmacêutico pela Universidade Estadual da Paraíba.
Juliana Grangeiro Sales Bezerra: Graduação em Serviço Social pela Universidade Federal da Paraíba (2010). Especialista em Ciência Política e Gestão Pública pela Universidade Federal de Campina Grande (2013). Mestre em Desenvolvimento Regional pelo PPGDR/UEPB, e está em fase de finalização do Master in Business Administration (MBA) em Gerenciamento de Projetos pela Faculdade Anglo Americano (Campina Grande/PB). Ocupa o cargo de Assistente Social na Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas na Universidade Estadual da Paraíba, desde novembro de 2012. Atualmente é Conselheira Estadual do Conselho de Assistência Social-CEAS/PB representando a UEPB (Gestão 2018/2020).

Atua em temas como Gestão de Projetos Sociais (elaboração, monitoramento e avaliação); Estado, Democracia, Controle Social, Políticas Sociais- Saúde do Trabalhador, Assistência Social, Criança e Adolescente, e Meio Ambiente.

Tem experiência profissional: no Sistema Único de Saúde (SUS), nas áreas de Apoio Matricial a USF e como chefe de Medicina Natural e Práticas Complementares em Saúde (SMS- João Pessoa nos anos de 2010 e 2011); no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) , trabalhou no CRAS -Centro Referência de Assistência Social ( SMAS- Itabaiana no ano de 2011) e no CREAS –Regional Centro de Referência Especializado em Assistência Social (SEDH – Lagoa Seca no ano de 2012). Além de ter desenvolvido atividades de Consultoria e Assessoria em Elaboração e Gerenciamento de Projetos Sociais ao terceiro setor (ONG ACEV Social, dos anos de 2009 à 2012).

Raenilson Araújo Ramos: Mestrando em Saúde Pública no Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Universidade Estadual da Paraíba, Especialista em Unidade de Terapia Intensiva pelo CINTEP/PB (2017), Graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual da Paraíba (2014), Técnico em Enfermagem (2002) pela Escola Técnica de Enfermagem Drª Mirin Nóbrega. Atualmente desempenha suas atribuições profissionais em Campina Grande no Hospital de Emergência e Trauma Dom Luís Gonzaga Fernandes e na Universidade Estadual da Paraíba.

 

Equipe Multidisciplinar, Interdiciplinar e Intersetorial:

Albertina Félix da Cruz: Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2013) Graduação em Serviço Social, pela Universidade Estadual da Paraíba (2007). Especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Universidade Estadual da Paraíba (2011) Assistente Social da Universidade Estadual da Paraíba. Experiência na área de Política Social, com ênfase em Financiamento da Política de Assistência Social, atuando principalmente nos seguintes temas: Estado, Direitos e Democracia, Política Social, Assistência Social, Orçamento Público, Saúde do Trabalhador, Saúde Mental e Gênero.
Artur Cesar Sartori Lopes: Mestre em Administração de Empresas pela FGV-EAESP. Engenheiro de Produção e Bacharel em Planejamento e Controle de Operações Logísticas pela UAM, com extensão na Universidad Europea de Madrid, Espanha. MBA em Gestão e Tecnologias Ambientais e Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela USP. Atualmente é Eng. de Segurança do Trabalho da UEPB, palestrante, professor convidado na FIP-PB, SENAC-PB, entre outras. Atuou por diversos anos como consultor em diversas empresas no Estado de São Paulo na implementação de Sistema Integrado de Gestão [NBR ISO 9001, NBR ISO 14001, OHSAS 18001, PRODIR (ASSOCIQUIM), SEDEX e SASSMAQ (ABQUIM)]. É revisor do Journal of Humanitarian Logistics and Supply Chain Management (Emerald), avaliador do CONBREPRO, entre outros. Participa em grupos de pesquisa da FGV-EAESP e ABNT/CEE-063 (Gestão de Riscos). Áreas de atuação: gestão socioambiental e da saúde, gestão de risco, gestão de emergência, higiene ocupacional, perícia, inovação sustentável e cadeia de suprimento sustentável e gestão da qualidade.

 

Danielle Ginuíno Correia: Técnica em Segurança do Trabalho – PROGEP; Graduada em Ciências Biológicas (UEPB); Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho (Maurício de Nassau); Graduanda em Engenharia Sanitária e Ambiental (UEPB).

 

Eduardo Lira de Assis: Graduado em medicina pela universidade federal da paraíba em 1982. Concluiu residência médica em pediatria pela universidade federal da paraíba em 1984. Professor de fisiologia humana na universidade estadual da paraíba desde 1990. Publicou 3 trabalhos em anais de eventos. Atua nas áreas de fisiologia, pediatria e terapia intensiva.

 

Francisco Clebson Soares de Lima: Licenciado Em Geografia (2019) e Graduado Em Tecnologia De Recursos Humanos(2016). Especialista Em Psicopedagogia Institucional (2019) e Técnico Em Segurança Do Trabalho (2010). Atualmente é Técnico Administrativo da UEPB, lotado na PROGEP, exercendo a função de Técnico Em Segurança Do Trabalho desde Maio de 2018.
Kyonelly Queila Duarte Brito Andrade: Graduação em Engenharia Agrícola da UFCG; Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho; Mestrado em Engenharia Agrícola – UFCG.
Maísa Ferraz Pinto: Pós-Graduação em Enfermagem Obstétrica e Neonatal, Faculdade de Ciências Médicas de Campina Grande; Bacharel em Enfermagem, UNESC Faculdades; Técnico de Enfermagem do Trabalho, Centro de Estudos Aplicados em Saúde; Técnico de Enfermagem, Escola Paulista de Enfermagem; Auxiliar de Enfermagem, Escola Paulista de Enfermagem.

 

Representação Discente:

José Luanderson Oliveira Assis: Graduando do curso de Psicologia da UEPB.