Campanha Abril Verde tem início com atividades sobre a importância da segurança no ambiente de trabalho

10 de abril de 2023

As atividades em alusão à campanha Abril Verde na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) começaram nesta segunda feira (10). As ações são organizadas pelos setores Saúde do Trabalhador, Serviço Social e Desenvolvimento de Pessoas, da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), e pela Comissão Interdisciplinar de Atenção Integral à Saúde e Segurança do Trabalhador (CIAST). Na tarde desta segunda, no Auditório I da Central de Integração Acadêmica Paulo Freire, houve a abertura da campanha e início da oficina “Formação sobre brigada de incêndio e primeiros socorros”.

A abertura da campanha Abril Verde na UEPB foi realizada pela técnica em Segurança do Trabalho, Danielle Ginuino Correia. O Abril Verde é uma iniciativa que busca conscientizar a população sobre a importância da saúde e segurança no trabalho. Surgiu como uma forma de lembrar o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho, que é celebrado no dia 28 de abril. As atividades são destinadas especialmente aos servidores técnico-administrativos da Instituição.

Em seguida, Valdenier José da Costa Silva, técnico em Segurança do Trabalho e bombeiro civil, deu início à formação sobre brigada de incêndio e primeiros socorros. Na atividade, também estava presente a técnica em Enfermagem do Trabalho, Luanna Batista Azevedo. Valdenier, que já atuou como brigadista, fez explanações teóricas e técnicas sobre como age o fogo e principais causas de incêndio, bem como deu exemplos de acidentes deste tipo que já presenciou em sua vida pessoal e profissional.

Ele também explicou como servidores da Universidade devem agir para evitar imprevistos e como a Instituição é cobrada para solicitar e manter seu Alvará de Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios. Ao fim da formação, o técnico realizou uma atividade prática com os presentes. Em uma situação controlada, mostrou como o fogo se forma e como evitar que este se alastre, demonstrando o manuseio e uso correto do extintor de incêndio.

Programação
A formação sobre brigada de incêndio e primeiros socorros segue ainda nos dias 11, 12 e 17 de abril, das 13h às 17h, também no Auditório I da Central de Integração Acadêmica Paulo Freire. A “Formação em ocorrências em saúde mental na UEPB” acontece no dia 20 de abril, das 8h30 às 12h30, no mesmo local.

No dia 27 de abril, das 9h às 11h, também no Auditório I da Central Acadêmica, acontece a palestra “Acidentes de trabalho: fatos que ninguém te conta – reflexões sobre os acidentes de trabalho no cotidiano e suas consequências”. A live de lançamento do 2° Fascículo da série de Cartilhas Orientações e Cuidados, a ser mediada por Juliana Grangeiro, assistente social da UEPB, ocorre no dia 28, às 10h, no canal oficial da UEPB no YouTube.

Texto e fotos: Juliana Rosas