1 de dezembro de 2014

ciast1A Comissão Interdisciplinar de Atenção Integral a Saúde e Segurança do Trabalhador (CIAST), setor responsável pelos serviços e organização da saúde e segurança do trabalhador da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), promoveu uma reunião na tarde desta segunda-feira (1º) para avaliar as ações e atividades realizadas durante o ano.

Ao longo de 2014, a CIAST esteve reunida em três grupos de trabalho para dar encaminhamento às suas ações e atividades. O primeiro foi o grupo de divulgação, sendo seguido pelo diagnóstico de legislação específica em Saúde e Segurança do Trabalho (SST) para o setor público e, por último, o de organização. Os grupos de trabalho proporcionaram uma rede de atividades relacionadas à SST.

Além disto, a CIAST também promoveu articulação e parceria com outros setores da UEPB, a exemplo do Setor de Saúde do Trabalhador da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), através da qual realizou, entre suas principais ações, a atualização do Planejamento Estratégico com a previsão de metas para o triênio 2014-2017.

De acordo com os integrantes, nas discussões acerca do grupo sobre divulgação, destacaram-se a realização da “1ª Campanha Abril Verde”, em memória e prevenção às vítimas de acidentes de trabalho; a “1ª Ação de Serviços de Saúde”, que registrou 336 atendimentos em saúde; além do “1º Seminário de Saúde do Trabalhador da UEPB”, que contou com 106 participantes da Comunidade Acadêmica, estudantes e profissionais da área.

Já quando o assunto foi o diagnóstico de legislação específica em Saúde e Segurança do Trabalho para o setor público, os membros vêm compilando legislações federais e estaduais a fim de embasar a elaboração e encaminhamento de resolução para ser aprovada pelo Conselho Universitário (Consuni), com o intuito de que sejam regulamentadas todas as questões internas relacionadas à saúde e segurança dos trabalhadores.

Planos para o futuro

Para 2015, a comissão tem em foco um estudo do manual do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS), com o objetivo de coordenar e integrar ações e programas nas áreas de assistência à saúde direcionadas ao servidor público federal, embasando-as para uma política de atenção à saúde e Segurança do trabalho voltada ao servidor na UEPB.

Os integrantes afirmam que outra importante ação será a criação da Comissão Institucional de Biossegurança da UEPB (CIB-UEPB), grupo que já está em processo de criação, sendo impulsionada pela direção do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), em parceria com a CIAST.

“Inicialmente formou-se uma comissão provisória com representantes de todos os departamentos do CCBS e mais recentemente do CCT, que foi responsável pela elaboração e atualização do Procedimento Operacional Padrão (POP) nos laboratórios e clinicas, e mais recentemente foi elaborada a resolução que cria a CIB-UEPB e o seu regimento interno que será encaminhado para apreciação do Consuni”, disse Albertina Felix, componente da CIAST.

Outro objetivo da CIAST para 2015 é estender suas ações através da criação das subcomissões em todos os Câmpus da UEPB, além da criação de uma rede para fortalecimento e operacionalização das ações em SST em toda a Universidade.

O post CIAST faz avaliação das ações realizadas em Saúde e Segurança do Trabalho no ano de 2014 apareceu primeiro em UEPB.