Biotério

CENTRO DE BIOTERISMO

Universidade Estadual da Paraíba

O Centro de Bioterismo da UEPB é uma instalação animal cadastrada no CIUCA (Cadastro das Instituições de Uso Científico de Animais), sob a numeração 01.0620.2020 (https://novociuca.mctic.gov.br/web/#/iframe-instituicoes-cadastradas).

Segundo a Resolução Normativa N° 03/2011, do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal – CONCEA, o Centro de Bioterismo da UEPB é definido como biotério de criação, manutenção e experimentação, o qual conta, atualmente, com duas colônias de roedores – camundongos (Mus musculus) da linhagem SWISS e ratos (Rattus norvegicus) da linhagem WISTAR. Essas duas colônias são classificadas como heterogênicas, e possuem padrão sanitário SPF (Specific Patogen Free) ou, em tradução livre, Livres de Patógenos Específicos, possuindo laudo padrão FELASA. Os animais incluídos na categoria SPF não apresentam microrganismos patogênicos.

Os animais são mantidos em instalações que atendem às exigências da Resolução Normativa N° 15/2013 do CONCEA, sob condições de manuseio que respeitam e preconizam o seu bem-estar, condições essas, descritas no Programa de Enriquecimento Ambiental, aprovado pela Comissão de Ética no Uso de Animais – CEUA da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB sob o protocolo N° 040/2023, em atendimento à Resolução Normativa N° 57/2022 do CONCEA.

A área de Experimentação Animal do Centro de Bioterismo da UEPB conta com duas salas de trabalho, onde são executadas atividades relacionadas às propostas aprovadas pela CEUA, bem como os treinamentos para capacitação prática dos pesquisadores da área de ciência de animais de laboratório. As demais áreas pertencentes ao Centro de Bioterismo compreendem: sala de limpeza e higienização de materiais, salas de animais, sala de materiais zootécnicos e de uso geral e sala de quarentena.

O funcionamento do Centro de Bioterismo apoia-se em três pilares, a saber:

1. Legislação vigente;

2. Procedimentos Operacionais Padrão;

3. Sistema de Gestão da Qualidade Biotec, com atendimento pleno aos requisitos da norma NBR ISO 9001.

As referidas espécies de roedores criadas e mantidas no Centro de Bioterismo são modelos animais para diversas pesquisas científicas desenvolvidas na UEPB.

As atividades experimentais com animais, no Biotério da UEPB, são desenvolvidas de acordo com o fluxograma a seguir: