Evento CEUA, no 4° Congresso Universitário da Universidade Estadual da Paraíba, abordou temas relevantes às pesquisas envolvendo uso de animais

25 de novembro de 2024

No segundo dia do 4° Congresso Universitário da Universidade Estadual da Paraíba (7), a Comissão de Ética no Uso de Animais – CEUA/UEPB realizou evento no Auditório de Psicologia, Câmpus I, em Campina Grande, com abordagem ao uso de animais em pesquisas científicas.

Além da coordenadora da comissão, Pollianna Muniz Alves, e dos membros, Cassiano Francisco Weege Nonaka, Carla de Lima Bicho, Katharina Rodrigues de Lima Porto Ramos, Aletheia Carízia Baracho de Lima Souza e Walclécio Morais de Lima, o evento contou com a presença do Pró-reitor de pós-graduação e pesquisa, prof. Francisco Jaime Bezerra Mendonça Junior.

A abertura do evento foi realizada pela coordenadora, Profa. Dra. Pollianna Muniz Alves, que deu as boas vindas ao público presente e seguiu com a apresentação dos palestrantes, Dra. Aletheia Carízia Baracho de Lima Souza e Prof. Dr. Walclécio Morais de Lima, que além de palestrantes, fazem parte da CEUA/UEPB.

Após a abertura, o Pró-reitor de pós-graduação e pesquisa, Prof. Dr. Francisco Jaime Bezerra Mendonça Junior, em breve fala, citou a importância da CEUA e do Biotério para a pesquisa da Instituição, com ênfase à conquista da UEPB, em possuir um centro de bioterismo, o que classificou como grande relevância para para os pesquisadores que podem realizar os experimentos no próprio estabelecimento de ensino.

Logo adiante, os palestrantes inciaram as suas apresentações, com as abordagens, intituladas “Conhecendo o Centro de Bioterismo por Dentro” e “Uso de Animais na Ciência: relatos de experiência”, respectivamente, temas relevantes ao público presente, na sua maioria inscritos no evento, com interesses na realização de pesquisas científicas envolvendo animais.

Na primeira palestra, Dra. Aletheia Carízia Baracho de Lima Souza, médica veterinária, responsável pelo centro de bioterismo da UEPB, com o tema “ Conhecendo o Centro de Bioterismo por Dento”, iniciou explicando o funcionamento de um biotério, abordando as características do centro de bioterismo da UEPB, quando o definiu como biotério de criação, manutenção e experimentação, atualmente contado com duas colônias de roedores – camundongos (Mus musculus) da linhagem SWISS e ratos (Rattus norvegicus) da linhagem WISTAR, classificadas em heterogênicas, livres de patógenos específicos, e que, para assegurar a qualidade dos animais criados, o biotério apoia-se em três pilares gerenciais: sistema de gestão da qualidade Biotec; procedimentos operacionais internos e na Legislação vigente.

A palestrante encerrou a sua apresentação, enfatizando que, embora o uso de animais ainda seja necessário, é de suma importância que as pesquisas desenvolvidas sejam apoiadas em fortes valores éticos, humanitários e de respeito, e que o bem-estar do animal de laboratório jamais seja negligenciado. E que a experimentação animal, pode ser traduzida com a palavra VIDA.

Já o segundo palestrante, Prof. Dr. Walclécio Morais de Lima, apresentou o tema “Uso de animais na ciência: Relatos de experiências”, que refletiu as suas pesquisas com o uso de animais de variadas espécies, desde  sua graduação, tempo em que as pesquisas ocorriam de forma precária e sem nenhum controle que garantisse, além da qualidade das pesquisas, o bem-estar dos animais, diferentemente do modelo praticado nos dias atuais. E que a sua convivência com os animais trouxe experiências que o auxiliou na vida acadêmica bem como, permitiu-o entender a importância do cuidado aos animais. Finalizou corroborando àqueles que estão iniciando as intensões na realização de experimentação com animais de que o respeito e a observância à legislação são requisitos essenciais para uma pesquisa satisfatória.

Ao fim das apresentações, a coordenadora da CEUA, agradeceu a presença do todos, e deu encerramento ao evento.