CEUA

Comissão de Ética no Uso de Animais

Comissão de Ética no Uso de Animais inicia trabalhos e pesquisadores já podem submeter projetos

8 de fevereiro de 2021

A partir de agora, qualquer professor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) que precisar utilizar animais em atividades de pesquisa deverá, obrigatoriamente, submeter sua proposta ao crivo da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) da Instituição, que está iniciando suas atividades nesse mês de agosto. Atualmente, o Comitê é coordenado pela professora do Departamento de Farmácia, Vanda Lúcia dos Santos, e tem como principal atribuição zelar pelo desenvolvimento da pesquisa e do ensino seguindo elevado padrão ético e acadêmico.

A Comissão foi criada seguindo as orientações da Lei Arouca (Lei Nº 11.794, de 8 de outubro de 2008) e das resoluções do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA). A professora Vanda Lúcia dos Santos explica que a finalidade do Comitê é avaliar os projetos e contribuir para promover o uso racional dos animais com base nos critérios definidos pela legislação federal. “Vamos avaliar e dar o parecer favorável ou não ao uso de animais nos projetos”, frisa a docente.

Por isso, a partir de agora, antes de qualquer pesquisa envolvendo animal ser iniciada, o pesquisador deverá encaminhar a sua proposta para a CEUA e somente poderá desenvolver as atividades da pesquisa após a aprovação da Comissão, apresentada em parecer. O pesquisador submete seu projeto para avaliação enviando a proposta para o e-mail ceuauepb@gmail.com, seguindo o modelo proposto e preenchimento de formulário próprio, disponibilizado via e-mail, pelo CEUA.

A princípio, a comissão se reunirá mensalmente, na terceira semana de cada mês. Os projetos que forem submetidos com 15 dias antes, serão avaliados na próxima reunião. Maiores informações sobre o trabalho da Comissão podem ser obtidas através do e-mail ceuauepb@gmail.com.

Texto: Divulgação CEUA