CPA

Comissão Permanente de Avaliação

CPA informa sobre abertura de sistema para avaliação institucional de atividades acadêmicas e administrativas

31 de março de 2015

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) informa que desde o início do período letivo 2015.1, o sistema on-line de avaliação institucional está disponível para alunos e professores avaliarem várias dimensões das atividades acadêmicas e administrativas da Universidade, de acordo com o que prevê a Lei Federal 10.861, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).

O processo avaliativo em curso compreende o período letivo 2014/2. Dessa forma, professores e alunos devem preencher dois conjuntos de instrumentos, um para cada período. Os instrumentos avaliativos disponíveis atualmente na UEPB são os seguintes:

1) “Avaliação do professor pelo aluno” (onde os alunos avaliam cada professor com quem estudou no período letivo, a partir de um formulário eletrônico com 18 questões objetivas, além de um espaço para um comentário anônimo ao professor);

2) “Avaliação das turmas pelo professor” (onde os docentes avaliam cada turma de alunos a quem ministrou aulas no período letivo, a partir de um formulário eletrônico com 13 questões objetivas, além de um espaço para um comentário anônimo à turma, tomada em conjunto);

3) “Avaliação dos cursos de graduação” (onde professores e alunos avaliam as condições estruturais e de funcionamento dos seus cursos, por período letivo, a partir de um formulário eletrônico com 61 questões objetivas e 6 subjetivas.

De acordo com os professores Luiz Custódio da Silva e Jorge Dellane da Silva Brito, coordenador e coordenador adjunto da CPA, respectivamente, os dados da presente etapa avaliativa subsidiarão debates no âmbito da UEPB, no sentido do melhor conhecimento de potencialidades existentes, das conquistas alcançadas, além de dificuldades a serem superadas.

Como garantia de uma maior quantidade de avaliadores, a partir do semestre letivo 2015.1 o sistema eletrônico encaminhará à página da avaliação institucional os professores e estudantes que fizerem acesso on-line, mas que ainda não tenham avaliado os indicadores do semestre letivo anterior.

Segundo os professores, os dados referentes ao período 2014.1 estarão sendo analisados pela CPA, em conjunto com as subcomissões setoriais da CPA distribuídas pelos câmpus e pelos centros da Universidade. Este trabalho está otimizado, agora que a CPA conta com três novos integrantes em seu quadro: as professoras Rosemary Alves de Melo e Edilazir Lopes da Cunha (CEDUC) e o servidor técnico administrativo, o pedagogo Alberto Lima de Oliveira (PROGRAD).