CPA da Universidade Estadual da Paraíba abre processo de avaliação institucional
CPA

Comissão Permanente de Avaliação

17 de junho de 2016

Os professores e estudantes que vão participar de mais uma etapa do processo de avaliação da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), referente ao período letivo 2015.2, já podem acessar o sistema de qualificação da Instituição. Nele, a comunidade acadêmica vai encontrar várias mudanças nos instrumentos de coleta de dados elaborados pela Comissão Institucional de Avaliação (CPA), com o objetivo de tornar mais ágil, prática e eficiente a maneira dos seguimentos avaliadores identificarem aspectos positivos e negativos das condições de ensino no âmbito da Instituição.

Os três instrumentos de avaliação institucional utilizados atualmente na UEPB (“Avaliação do Professor pelos Estudantes”, “Avaliação das Turmas pelo Professor” e “Avaliação dos Cursos de Graduação”) foram redimensionados, compreendendo a redução na quantidade de questões, bem como a mudança na linguagem dos itens, possibilitando uma melhor compreensão por todos os seguimentos.

O instrumento “Avaliação das turmas pelo professor”, que contava originalmente com 13 itens, foi simplificado para oito questões. O instrumento “Avaliação do professor pelos estudantes”, que continha 18 questões foi simplificado para o número de sete e o questionário da “Avaliação dos cursos de graduação”, por ser inspirado nos instrumentos do INEP, sofreu poucos ajustes nos temas e enunciados, sendo adicionada apenas uma questão ao conjunto complexo de aspectos avaliativos, totalizando 62 itens.

Além desses ajustes, a CPA inovou nos instrumentos permitindo que professores e estudantes façam elogios, críticas e sugestões por item temático, quando anteriormente havia espaço apenas para um único comentário para cada instrumento. Com essa política os professores, estudantes, funcionários e os próprios gestores da Universidade terão uma melhor apresentação quantitativa e qualitativa dos aspectos avaliados na UEPB, possibilitando tomadas de decisão mais embasadas e efetivas.

Colaboração: Equipe CPA