CPPD

CPPD

Comissão Permanente do Pessoal Docente

Composição

6 (seis) representantes, com seus respectivos suplentes, sendo 1 (um) titular e 1 (um) suplente em cada uma das seguintes áreas:

  • Ciências Humanas.
  • Letras e Artes.
  • Ciências da Saúde.
  • Ciências Agrárias e Biológicas.
  • Ciências Sociais Aplicadas.
  • Ciências Exatas e Tecnológica.

1 (um) representante e 1 (um) suplente do Ensino Médio/Técnico;
1 (um) representante e 1 (um) suplente da Associação dos Docentes da UEPB.
1 (um) representante e 1 (um) suplente da Reitoria.

Membros da CPPD designados conforme Portaria UEPB/GR/0586/2016  http://static.paraiba.pb.gov.br/2016/07/Diario-Oficial-30-07-2016.pdf

 

Eli Brandão da Silva (representante titular da Reitoria)

Docente efetivo da Universidade Estadual da Paraíba desde 1992, lotado no Departamento de Letras e Artes do Centro de Educação, classificado funcionalmente como Doutor Associado nível A.

Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em LITERATURA E INTERCULTURALIDADE – PPGLI, concentrando-se em estudos sobre hermenêutica literária em torno de temas relacionados à teologia, filosofia e história. Coordenador de Projetos de Pesquisa envolvendo temas da filosofia existencial, religião (sagrado, teologias, mitologias) nas literaturas, com destaque para a literatura produzida por autores nordestinos. Autor de artigos em periódicos e capítulos de Livro. Atualmente exerce também o cargo Pró-Reitor de Graduação.

Maria do Carmo Eulálio (representante suplente da Reitoria)

Docente efetiva da Universidade Estadual da Paraíba desde 1983, lotada no departamento de Psicologia do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, classificada funcionalmente como Doutor Associado nível A.

Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia da Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: representações sociais, processo de envelhecimento, corpo, saúde mental, intervenção, promoção da saúde. Avaliadora institucional e de curso do INEP. Atualmente exerce também o cargo Pró-Reitora Adjunta de Graduação

Márcia Rejane de Queiroz Almeida Azevedo (representante titular do Ensino Médio/Técnico)

Docente efetiva da Universidade Estadual da Paraíba desde 2008, lotada no departamento de Agroecologia e Agropecuária do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais, classificada funcionalmente como Doutor nível D.

Atua nas áreas de Engenharia de água e solo com ênfase em reuso de água na agricultura; adubação orgânica e hidroponia.

Jairo Bezerra Silva (representante suplente do Ensino Médio/Técnico)

Docente efetivo da Universidade Estadual da Paraíba desde 2012, lotado no Departamento de Letras Humanidades do Centro de Ciências Humanas e Agrárias, classificado funcionalmente como Doutor nível A.

Atualmente exerce o cargo de Chefe do Departamento de Letras e Humanidades. Tem experiência na área de ensino das disciplinas sociologia geral, sociologia da educação, sociologia rural, atuando principalmente, nos seguintes temas: programas de transferência de renda,estratificação social e políticas de acesso à água no Brasil e no mundo.

Dilma Maria de Brito Melo Trovão (representante titular da ADUEPB)

Docente efetiva da Universidade Estadual da Paraíba desde 2002, lotada no departamento de Biologia do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, classificada funcionalmente como Doutor nível D.

Tem experiência em estudos de Comunidades Vegetais (Botânica/Ecologia) , com ênfase em Ecologia Vegetal e Ecofisiologia vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: Caatinga, Conservação biológica e semiárido paraibano.

Mauriene Silva de Freitas (representante suplente da ADUEPB)

Docente efetiva da Universidade Estadual da Paraíba desde 2012, lotada no Departamento de Letras Humanidades do Centro de Ciências Humanas e Agrárias, classificada funcionalmente como Doutor nível A.

Trabalha com a análise crítica do discurso, identidade e alteridade, brasilidade, interdisciplinaridade entre Literatura e Linguística e discurso publicitário.

Vagda Gutemberg Gonçalves Rocha (representante titular da Área de Ciências Humanas)

Docente efetiva da Universidade Estadual da Paraíba desde 2004, lotada no Departamento de Educação do Centro de Educação, classificada funcionalmente como Doutor nível B.

Tem experiência na área de Educação, com ênfase Gestão e Políticas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: formação continuada, formação de professores/professoras, projeto político pedagógico e políticas públicas educacionais. Além do ensino, também atua em projetos de pesquisa e extensão. Faz parte do Grupo de Pesquisa Ensino, Historia e Formação docente, na linha Políticas Educacionais, Currículo e Formação Docente.

Marta Furtado da Costa (representante suplente da Área de Ciências Humanas)

Docente efetiva da Universidade Estadual da Paraíba desde 2012, lotada no Departamento de Letras do Centro de Humanidades, classificada funcionalmente como Doutor nível A.

Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas. Atualmente ministra as disciplinas de Língua Inglesa e Fonética da Língua Inglesa. Desenvolve pesquisa na área de fonética e fonologia, considerando o ensino da pronúncia de língua inglesa nas escolas públicas.

Edson Tavares Costa (representante titular da Área de Letras e Artes)

Docente efetivo da Universidade Estadual da Paraíba desde 2002, lotado no Departamento de Letras e Artes do Centro de Educação, classificado funcionalmente como Doutor nível B.

Coordenou o Trabalho Acadêmico Orientado (TAO), na Universidade Estadual da Paraíba – UEPB. Desenvolve pesquisa na área dos estudos culturais, mais precisamente em História da Literatura, abordando questões ligadas ao cânone literário, enfocando o escritor José Condé.

Marcio dos Santos Gomes (representante suplente da Área de Letras e Artes)

Docente efetivo da Universidade Estadual da Paraíba desde 2007, lotado no Departamento de Letras do Centro de Ciências Humanas e Exatas, classificado funcionalmente como Doutor nível D.

Tem experiência nas áreas de Letras e de Filosofia, com ênfase em Teoria da Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: Friedrich Hölderlin, ontologia literária, teorias estéticas do Idealismo e Romantismo, teorias críticas contemporâneas, teorias do mito.

Raquel Christina Barboza Gomes (representante titular da Área de Ciências da Saúde)

Docente efetiva da Universidade Estadual da Paraíba desde 2002, lotada no departamento de Odontologia do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, classificada funcionalmente como Doutor nível D.

Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Periodontia.

Ana Marly Araujo Maia (representante suplente da Área de Ciências da Saúde)

Docente efetiva da Universidade Estadual da Paraíba desde 2012, lotada no Departamento de Odontologia do Centro de Ciências, Tecnologias e Saúde, classificada funcionalmente como Doutor nível A.

Desenvolveu pesquisas nas aplicações do Laser em Odontologia, como ferramenta de diagnóstico e tratamento. Enquanto diagnostico, estuda técnicas ópticas, como o OCT, NIR TI, QLF, CLSM, MicroRaman para a detecção da cárie precoce, e acompanhamento de lesões erosivas e alterações pós clareamento. Iniciou a produção acadêmica em diversas áreas, colaborando para ampliar o conhecimento metodológico cientifico.

Carla de Lima Bicho (representante titular da Área de Ciências Biológicas e Agrárias)

Docente efetiva da Universidade Estadual da Paraíba desde 2008, lotada no departamento de Biologia do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, classificada funcionalmente como Doutor nível D.

Membro do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Entomologia Forense. Tem experiência na área de Zoologia (Entomologia), atuando principalmente nos seguintes temas: Coleoptera, Histeridae, sistemática, bioecologia, entomologia avícola, forense e médico-veterinária.

Carlos Henrique Salvino Gadêlha Meneses (representante titular da Área de Ciências Biológicas e Agrárias)

Docente efetivo da Universidade Estadual da Paraíba desde 2012, lotado no departamento de Biologia do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, classificado funcionalmente como Doutor nível A.

Teve experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Molecular e de Microorganismos, atuando principalmente no seguinte tema: Genômica funcional de microorganismos. Atua em projetos que envolvem a fase pós-genômica da interação da bactéria Gluconacetobacter diazotrophicus com arroz e o efeito mitigador dessa bactéria em arroz vermelho sob condições de deficiência hídrica.

Ada Kesea Guedes Bezerra (representante titular da Área de Ciências Sociais Aplicadas)

Docente efetiva da Universidade Estadual da Paraíba desde 2012, lotada no Departamento de Comunicação Social do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, classificada funcionalmente como Doutor nível A.

Possui experiência nas áreas de Comunicação Social e Sociologia, com ênfase em Sociologia da Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura midiática, mídia e política, marketing político e eleitoral, publicidade, jornalismo impresso e jornalismo de revistas.

Alexandre Cesar Cunha Leite (representante suplente da Área de Ciências Sociais Aplicadas)

Docente efetivo da Universidade Estadual da Paraíba desde 2012, lotado no Departamento de Relações Internacionais do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas, classificado funcionalmente como Doutor nível A.

Professor do núcleo permanente do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da UEPB. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais (2014-2016). Tem experiência e pesquisas na área de Economia, com ênfase em Economia Política e Relações Internacionais, atuando nas subáreas: economia brasileira e formação econômica do Brasil, macroeconomia e economia monetária e financeira, desenvolvimento sócio-econômico (e desenvolvimento comparado), economia do trabalho e da educação e economia política internacional. Na área de Relações Internacionais as pesquisas estão relacionadas à política internacional e política externa, análise de política externa, imperialismo, desenvolvimento comparado. Constituem prioridade na agenda de pesquisa os estudos da Ásia (política, economia e segurança), principalmente, China. Trabalha também como docente e pesquisador na área de filosofia política, ciências sociais e política. Realizou pesquisas ligadas à Gestão Educacional e ao estudo na área de Educação, especialmente, na condição do trabalho docente.

Frederico Moreira Bublitz (representante titular da Área de Ciências Exatas)

Docente efetivo da Universidade Estadual da Paraíba desde 2010, lotado no Departamento de Computação do Centro de Ciências Tecnológicas, classificado funcionalmente como Doutor nível B.

Tem experiência nas áreas de Engenharia de Software e Inteligência Artificial.

Francisco Siberio Bezerra Albuquerque (representante suplente da Área de Ciências Exatas)

Docente efetivo da Universidade Estadual da Paraíba desde 2007, lotado no Departamento de Matemática do Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, classificado funcionalmente como Doutor nível A.

Sua área de interesse primordial é Análise, com ênfase em Equações Diferenciais Parciais Elípticas e Análise Funcional Não-Linear.