CIAST

Com. Interdisciplinar de Atenção Integral a Saúde e Segurança do Trabalho

Trabalho sobre saúde do trabalhador desenvolvido pela UEPB servirá de modelo para implantação na UFCG

29 de março de 2017

Uma cartilha intitulada ”Mapa de Risco: uma proposta de construção com os servidores”, desenvolvida pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através do Setor de Saúde do Trabalhador e do Departamento de Fisioterapia do Câmpus I, em Campina Grande, chamou a atenção da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), que deve implantar o mesmo projeto na instituição.

Para isso, a professora Maria Betânia Santos, líder do Grupo de Pesquisa de Higiene Ocupacional, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente da UFCG visitou a UEPB para conhecer detalhes do projeto que tem ajudado a modificar o dia a dia dos servidores que convivem com riscos de acidentes em decorrência da função que ocupam.

A reunião aconteceu na última sexta-feira (24) na UEPBn e contou com a participação da equipe da PROGEP, composta por Joelma Lacerda, Danielle Genuíno, Sidney Aciole, Maísa Ferraz e Flávio Damião. Eles apresentaram para a professora Maria Betânia Santos como se deu todo o processo de implantação da cartilha e como o material tem contribuído para a saúde dos servidores.

A meta da atividade foi proporcionar ambientes de trabalho saudáveis na UEPB, com maior qualidade de vida e constante prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Ação semelhante foi realizado no início do ano no Laboratório de Análises Clínicas (LAC) da Universidade, sendo fruto de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de um graduando da Instituição.

Texto: Severino Lopes
Foto: Tatiana Brandão