27 de abril de 2016

abr2

Dentro da campanha “Abril Verde”, movimento que busca alertar sobre os acidentes de trabalho, o Setor de Saúde do Trabalhador da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), em parceria com estudantes e professores dos cursos de Odontologia, Fisioterapia e Enfermagem da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), realizaram na manhã desta quarta-feira (27), em frente ao Prédio da Reitoria, uma ação de Saúde voltada para os servidores da Instituição.

As atividades foram abertas pelo pró-reitor Pró-Reitor de Gestão de Pessoas, Sandy Gonzaga de Melo, que deu as boas vindas aos servidores e agradeceu a todos os parceiros que contribuíram para a concretização da ação. Sandy ressaltou que atividades dessa natureza deveriam ser realizada com mais frequência durante todo o ano e lembrou da preocupação que a UEPB tem com os seus servidores. “Entendemos que essas ações devem acontecer com certa frequência, notadamente em um dia como hoje, que é importante para celebrar a saúde do trabalhador”, disse.

abr4

O pró-reitor de Extensão, José Pereira, também acompanhou a abertura dos trabalhos e aproveitou a ocasião para lembrar dos projetos desenvolvidos pela UEPB que visam melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores. Como já era previsto, o movimento durante toda a manhã foi intenso. As estudantes do Laboratório Itinerante do Curso de Enfermagem, Ana Karine e Karen dos Santos, fizeram aferições de pressão arterial, teste de glicemia, medição de índice de massa corpórea (IMC) e distribuição de folhetos informativos, além de orientação nutricional. O stand do curso de Enfermagem foi um dos mais procurados pelos servidores que chegaram a formar filas para receber o atendimento.

Alunos extensionistas do Curso de Fisioterapia prestaram informações a respeito da postura no ambiente de trabalho. Aluna do 9º período, a estudante Daniele Araújo mostrou um pouco dos trabalhos desenvolvidos pelo projeto “Pausa para o servidor: Atenção da Fisioterapia do trabalhador para técnicos administrativos de uma instituição de ensino superior”, coordenado pela professora Cláudia Iolanda. Vários servidores receberam informações sobre postura na hora de sentar e se movimentar no ambiente de trabalho. Orientados pela estudante, eles também fizeram alongamentos e outros exercícios físicos.

Ainda dentro dessa atividade, os alunos do curso de Fisioterapia integrantes da campanha “Anjos da Luz” montaram um ponto para coleta de fraldas, leite materno e roupinhas para as mães que possuem bebês portadores de microcefalia. Uma ação voltada para a estética do servidor também foi realizada, enquanto  um café servido pela PROGEP celebrou a data. Estudantes de Odontologia prestaram orientações sobre higienização bucal, como limpeza com fio dental, escovação, além de informações preventivas sobre as doenças de periodontia e tártaro (cálculo dental). Ao todo, oito estudantes participaram das ações. “Essa ação tem nos possibilitado propagar algumas informações importantes que podem prevenir o servidor de algumas doenças”, observou o estudante Marcelo Gouveia.

abr5

Médico do setor de Saúde do Trabalhador da UEPB, o Dr. João Tejo revelou que a iniciativa complementa uma série de ações que a Instituição desenvolve ao longo do ano preocupada com o bem estar do servidor. Ele lembrou que o setor surgiu com a necessidade de dar uma atenção especial ao servidor, estando inclusive, prevista em Lei. “A UEPB, por iniciativa da Reitoria, montou uma equipe multidisciplinar para desenvolver uma série de atividades por meio do Setor de Saúde do Trabalhador”, frisou João Tejo.

A participação da UEPB no “Abril Verde” prossegue nesta quinta-feira (28) quando acontece, a partir das 7h, uma caminhada em memória das vítimas de acidente de trabalho. O evento é promovido pelo Centro de Referência à Saúde do Trabalhador (CEREST), em parceria com o Setor Saúde do Trabalhador da UEPB. A concentração será na Praça do Trabalho, no bairro de São José, em Campina Grande.

O movimento Abril Verde nasceu com a proposta de relembrar o marco na história ocorrido no ano de 1961, onde uma terrível explosão aconteceu em uma mina nos Estados Unidos e 78 trabalhadores perderam suas vidas. Nesse sentido, ficou estabelecido o mês de abril como um período de ações e campanhas em prol da prevenção dos acidentes e doenças ocupacionais, sendo o dia 28 o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes do Trabalho, proposta pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) a todos os países membros.

São parceiros da campanha o Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior da Paraíba (SINTESP/UEPB), a Associação dos Docentes da Universidade Estadual da Paraíba (ADUEPB), o Centro de Referência do Trabalhador (Cerest) e a Comissão Interdisciplinar de Atenção Integral a Saúde e Segurança do Trabalho (CIAST).

Texto: Severino Lopes
Fotos: Franklin Bonfim

Clique para exibir o slide.

O post Setor de Saúde do Trabalhador da UEPB realiza ações de saúde alusivas a campanha “Abril Verde” apareceu primeiro em UEPB.