CIAST

Com. Interdisciplinar de Atenção Integral a Saúde e Segurança do Trabalho

26 de abril de 2018
Clique para exibir o slide.

Os motoristas que ingressaram na manhã desta quinta-feira (26) no Câmpus I da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, foram abordados por uma equipe de servidores e alunos que realizaram adesivagem de carros e panfletagem acerca do Abril Verde – campanha que busca alertar sobre os riscos de saúde e prevenção de acidentes de trabalho. A iniciativa foi do Setor de Saúde do Trabalhador da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) e da Comissão Interdisciplinar de Atenção Integral a Saúde e Segurança do Trabalho (CIAST).

Também foi distribuído material educativo produzido pelo Ministério Público do Trabalho, o MPT em Quadrinhos, uma revista com diversas informações sobre os riscos de acidentes de trabalho. “Neste ano o Abril Verde firmou uma parceria com a Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), reunindo na mesma ação o Maio Amarelo (tratando da prevenção dos acidentes de trânsito) e o Abril Verde, que neste ano teve como foco os acidentes de trajeto, que também são de trânsito. Assim integraram na mesma oportunidade o movimento Maio Amarelo”, explicou Albertina Félix, assistente social da UEPB e integrante do Setor de Saúde do Trabalhador.

Além desta, a UEPB também sediou e participou de outras ações na última semana, referentes ao Abril Verde, a exemplo do fórum de discussões na Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP); uma caminhada entre a Praça do Trabalho e a Praça da Bandeira em parceria com o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Campina Grande; e uma mesa redonda sobre Gestão de Riscos Químicos nos Laboratórios, com palestra da professora Betânia Gama, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Naquela ocasião participaram os representantes dos laboratórios dos Centros de Ensino dos câmpus I, II e IV da UEPB, como servidores docentes, técnicos administrativos e técnicos de laboratórios, que vieram com um roteiro de questões sobre o setor, puderam expor as limitações, os problemas dos laboratórios e também as boas práticas que têm realizado para minimizar os riscos nos laboratórios.

As atividades culminarão com um Grupo de Trabalho com a participação da CIAST, do setor de Saúde do Trabalhador da PROGEP, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP), da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), ainda com data a definir. “O intuito é criar uma norma geral de uso dos laboratórios da Universidade, além de fazer um levantamento das demandas e das propostas de solução”, concluiu Albertina.

Texto: Giuliana Rodrigues
Fotos: Albertina Félix

O post PROGEP e CIAST realizam atividade de conscientização sobre o Abril Verde no Câmpus I da UEPB apareceu primeiro em UEPB.