20 de abril de 2016

progep3

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) está participando da campanha “Abril Verde”, movimento que busca alertar sobre os acidentes de trabalho. Ao longo de todo o mês o Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP), a entrada principal do Câmpus de Bodocongó e o prédio da Administração Central estão iluminados na cor verde, em alusão à data que tem como objetivo estimular a implementação de procedimentos de saúde e segurança voltados para a saúde do trabalhador.

Como instituição apoiadora deste movimento, a UEPB tem promovido algumas ações relacionadas ao tema.  A primeira delas aconteceu no dia 18 e consistiu um treinamento teórico e prático de combate a princípios de incêndios, realizado pelo Corpo de Bombeiros da Paraíba. A próxima ação está marcada para o dia 27 de abril, das 8h às 12h, no hall do prédio da Administração central das 8h às 12h. Na ocasião serão oferecidos diversos serviços com a participação do Laboratório Itinerante da UEPB, questões de ergonomia e outros serviços do Departamento de Fisioterapia da Universidade.

progep2

No dia 28, a instituição participa da caminhada em memória às vítimas de acidente de trabalho, junto ao Centro de Referência do Trabalhador (Cerest). Também está programada a Mesa Redonda “O zika vírus e a microcefalia: perspectivas e desafios na contemporaneidade”, a ser realizada no mês de maio. Dentro dessa atividade, os alunos do curso de Fisioterapia que promovem a campanha “Anjos da Luz” estarão recolhendo fraldas, leite materno e roupinhas para as mães que possuem bebês portadores de microcefalia.

O movimento Abril Verde nasceu com a proposta de relembrar o marco na história ocorrido no ano de 1961, onde uma terrível explosão aconteceu em uma mina nos Estados Unidos e 78 trabalhadores perderam suas vidas. Nesse sentido, ficou estabelecido o mês de abril como um período de ações e campanhas em prol da prevenção dos acidentes e doenças ocupacionais, sendo o dia 28 o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes do Trabalho, proposta pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) a todos os países membros.

São parceiros da campanha o Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior da Paraíba (SINTESP/UEPB), a Associação dos Docentes da Universidade Estadual da Paraíba (ADUEPB), o Centro de Referência do Trabalhador (Cerest) e a Comissão Interdisciplinar de Atenção Integral a Saúde e Segurança do Trabalho (CIAST).

Texto: Severino Lopes
Fotos: Divulgação

O post Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da UEPB desenvolve atividades alusivas a campanha “Abril Verde” apareceu primeiro em UEPB.